Uso de Elásticos em Ortodontia

Eles torcendo por você!

Qual é minha parte no tratamento ortodôntico?

O tratamento ortodôntico é uma parceria entre dentista e paciente. O ortodontista trabalha com aparelhos fixos ou removíveis individualizados, que usam forças leves para mover os dentes para suas posições adequadas. É necessário, para o sucesso do tratamento ortodôntico, que o paciente siga as orientações do ortodontista, comparecendo às consultas agendadas e mantendo boa higiene bucal para atingir os melhores resultados. Você também terá necessidade de retornar ao seu dentista clínico para continuar cuidando dos seus dentes.

Para obter os melhores resultados com os elásticos na ortodontia durante o tratamento, lembre-se:

  1. Você é responsável pela colocação dos elásticos nos bráquetes todos os dias. Tenha certeza de utilizá-los conforme orientado.
  2. Sempre leve alguns elásticos com você, assim, se algum se romper, você poderá substituí-lo imediatamente. Caso o seu estoque esteja baixo, peça mais ao seu ortodontista.
  3. Se eventualmente você se esquecer de usar os elásticos, não duplique o uso. Apenas siga as instruções.
  4. Os elásticos sofrem fadiga. Quando eles perdem sua elasticidade, não fornecem a força adequada aos dentes e ossos. Então é muito importante trocá-los conforme orientado, mesmo quando eles estão inteiros.

Se você tiver algum problema, por exemplo, elásticos que arrebentam com frequência, deslocamento de um fio ou banda, ou um gancho que se soltou, ligue imediatamente para seu ortodontista. Não espere até a próxima consulta agendada. Os problemas devem ser corrigidos o mais rápido possível.

Lembre-se de que usar assiduamente seus elásticos, seguir todas as instruções e manter suas consultas regulares é a forma mais rápida e fácil de atingir seu objetivo: um sorriso bonito e saudável.

É hora de colocar força!
O sucesso do tratamento ortodôntico depende principalmente de duas coisas:

[fancy_header type=”3″ subtitle=”força constante e tempo”]força constante e tempo[/fancy_header]

Algumas vezes é necessária uma força adicional para movimentar os dentes e os ossos para suas posições corretas. Os elásticos em ortodontia dão o empurrão para que isso aconteça. Mas eles não funcionam sozinhos. Para conseguir o sorriso saudável e bonito que você está buscando, você deve seguir cuidadosamente as instruções do seu ortodontista sobre a colocação e o uso dos elásticos.
Inicialmente os elásticos podem deixar seus dentes sensíveis. Isso ocorre porque seus dentes estão se movimentando. Esse é o nosso objetivo. Geralmente a sensibilidade dura apenas um ou dois dias. Não usar os elásticos como foi instruído irá apenas aumentar a duração da sensibilidade e fazer com que o movimento do dente demore mais tempo.