Aparelhos transparentes: conheça os benefícios

Aparelho-transparente

Como outras áreas da odontologia, a ortodontia vem usado cada vez mais tecnologias avançadas para otimizar o trabalho do dentista, trazer mais segurança e resultados mais assertivos para os tratamentos odontológicos.

Os aparelhos transparentes são um exemplo dessas novidades — a tecnologia 3D é usada em toda a fase de planejamento e impressão dos alinhadores, permitindo prever tudo o que será feito ao longo do tratamento, antes mesmo do seu início.

Neste post, vamos falar sobre essa opção de abordagem ortodôntica, explicado como ela funciona e sua diferença em relação aos modelos tradicionais. Trazemos, ainda, uma lista com as principais vantagens dos aparelhos transparentes para o profissional e o paciente. Confira!

Qual a principal diferença entre os aparelhos transparentes e os modelos tradicionais?

Podemos dizer que o tipo de material e a tecnologia empregada em sua fabricação são as principais diferenças entre o aparelho transparente e os modelos tradicionais.

aparelho-transparente

O aparelho transparente é feito em material plástico resistente. Parecido com as moldeiras de clareamento, são confeccionados em uma peça única, com encaixe perfeito na arcada.

Não há bráquetes, fios e borrachinhas, o que torna o modelo mais confortável e menos doloroso. Seu acabamento deixa a peça lisinha, sem arestas ou partes que possam agredir as mucosas da boca e a língua durante a fala.

Como o aparelho transparente é feito?

Todo o processo de moldagem e produção do aparelho é feito digitalmente. Para obter as imagens em 3D é usada uma tomografia computadorizada para digitalizar o molde da boca do paciente.

Após essa etapa é usado um software que faz a simulação de toda a movimentação necessária para corrigir os dentes — o planejamento é de alta precisão e permite visualizar de maneira bem realista como ficará o posicionamento dos dentes após a retirada do aparelho.

Para cada etapa do tratamento são previstos um número específico de moldeiras, que são produzidas sob medida, após a aprovação do ortodontista responsável pelo tratamento.

O número de moldeiras necessárias varia, em média, de 2 a 16 pares, dependendo da extensão do tratamento. As trocas são feitas, em média, a cada 15 dias.

Quais são as vantagens do aparelho transparente?

Abaixo, listamos 4 vantagens do aparelho transparente. Conheça quais são elas:

1. Previsão mais assertiva do tempo de tratamento

Como todo o planejamento é digitalizado e feito sob medida, é possível ter uma previsão realista do tempo necessário para movimentar os dentes e chegar ao resultado esperado.

2. Melhor adesão dos pacientes

O conforto funcional e estético é um dos grandes diferenciais do aparelho transparente. O modelo é um dos preferidos dos adolescentes e adultos — principalmente aqueles que exercem profissões relacionadas às artes e atendimento ao público —, devido à sua discrição ao evitar o famoso sorriso metálico.

Como pode ser removido para limpeza, requer menos tempo para fazer a higiene correta — pode ser limpo com a própria escova de dente — reduzindo os riscos de problemas bucais causados por má higiene.

Também deve ser retirado durante as refeições, não interferindo no prazer da alimentação, evitando, ainda, constrangimentos causados por restos de alimentos presos aos bráquetes, por exemplo.

3. Pode ser usado em tratamentos de diferentes complexidades

aparelho-transparente

Quando surgiram, os alinhadores transparentes tinham algumas limitações, sendo indicados apenas nos casos em que era preciso fazer pequenas movimentações.

Porém, com os avanços tecnológicos, hoje é possível usar o modelo em tratamentos de diferentes complexidades, com a mesma eficácia dos modelos tradicionais.

4. Já encontramos alinhadores produzidos no Brasil

Por ser um modelo de alta tecnologia, alguns aparelhos transparentes são feitos no exterior, principalmente nos Estados Unidos e Alemanha.

Uma grande vantagem dos alinhadores nacionais é que eles são moldados e produzidos no Brasil. Dessa forma, as peças chegam ao consultório mais rapidamente, agilizando o início do tratamento.

Além disso, é possível substituir, com mais facilidade, peças quebradas ou perdidas, evitando comprometer o tratamento devido a imprevistos.

Gostou do nosso artigo? Quer saber como usar?

Posted on 16 de maio de 2019 in Ortodontia, Tratamento

Share the Story

About the Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top
× Tire sua dúvida