As articulações são conexões naturais entre dois ou mais ossos. Elas são revestidas por uma cartilagem que reveste também as extremidades dos ossos, sendo que a ATM (articulação temporomandibular) apresenta uma cartilagem adicional que tem por objetivo realizar o amortecimento entre os ossos.

Bioquimicamente falando, a cartilagem é composta por fibras de colágeno, glicoproteínas e proteoglicanos.

O que é artrite?

A artrite é a inflamação de uma ou mais articulações. Conhecida como “dor nas juntas”.

Infecção da ATM

Sendo assim, a ATM pode ser infeccionada como resultado da extensão direta de uma infecção já existente no organismo, tais como a artrite infecciosa aguda, devido à distribuição de microrganismos através do sangue.

A integridade estrutural da cartilagem da ATM ocorre através de um ciclo constante de destruição e reparo. Em outras palavras, o corpo precisa repor cartilagem na mesma velocidade em que a destrói.

O que é artrite

Uma vez que a área da ATM está inflamada, são percebidos os seguintes sintomas:
  • Os movimentos mandibulares passam a ser limitados e dolorosos;

  • Dor nos ombros;

  • Dificuldade em abrir e fechar a boca;

Oferta especial:

Ebook sobre dor de cabeça

Baixe nosso ebook gratuito e descubra tudo o que você precisa saber sobre dor de cabeça. Conheça os tipos, causas

 

Tratamentos e medidas preventivas para manter sua saúde em dia. Com esse material, você poderá entender melhor as causas da dor de cabeça e saber como preveni-la. Não perca essa oportunidade de se informar e cuidar da sua saúde.

Como diagnosticar a artrite da ATM?

Em estágios precoces, os exames radiográficos apresentam resultados negativos, entretanto depois de algum tempo podem apresentar destruição óssea.

Sendo assim, para diagnosticar a inflamação da ATM precocemente é preciso realizar uma ressonância nuclear magnética a fim de se avaliar o tamanho da lesão.

Exames de sangue para avaliar marcadores inflamatórios, e anticorpos também são necessários no diagnóstico diferencial, bem como o exame clínico.

Veja post no site do portal : patologia da ATM sobre artrite reativa da ATM induzida por bactéria.

O equilíbrio é o segredo

Quando uma articulação começa a se desgastar, pode-se dizer que ou a destruição aumentou ou o reparo diminuiu.

Já se perguntou o que exatamente causa a inflamação?
Como a inflamação resulta em danos a cartilagem?

Para estas perguntas, não há uma única resposta, visto que existem várias causas de inflamações das articulações. Sendo assim, veja a seguir quais são as principais causas destas inflamações.

Causas de inflamações na articulações

Citocinas:

São proteínas que conduzem mensagens entre as células, cuja função é regular a imunidade e a inflamação. As duas principais citocinas são: o fator de necrose tumoral (TNF-alfa) e a interleucina e beta (IL-1Beta).

Em articulações com osteoartrite estas proteínas se encontram em grande quantidade.

Proteases:

São enzimas que provocam a ruptura das proteínas, e que podem gerar inflamação nas articulações.

As proteases estão sob o controle das citocinas. Algumas tem propriedades anti-inflamatórias e outras tem propriedades pró-inflamatórias (causam inflamação).

Na artrite as proteases pró-inflamatórias estão em prevalência.

Mecanismo de inflamação das artrites.

Os fagócitos são atraídos até a articulação na tentativa de sanar essa reação e evitar danos a cartilagem e ao revestimento da articulação temporomandibular. Mas esta resposta inflamatória nem sempre é favorável. Os neutrófilos exercendo sua função de proteção, podem causar mais inflamação e destruição na articulação.

 

Estes processos causam uma produção excessiva de radicais livres, que por sua vez, sobrecarregam o sistema de defesa antioxidante e provocam o estresse oxidativo. Quando o sistema de defesa antioxidante se sobrecarrega, o estresse oxidativo da articulação provoca danos a cartilagem da articulação temporomandibular.

Quando o organismo não consegue repor a destruição causada a articulação começa a se deteriorar.

Na ATM consegue-se realizar manobras que devolvem a harmonia estrutural diminuindo lesões e proporcionando condições de reparo das estruturas.

Artrite e dor de cabeça
Na artrite as proteases pró-inflamatórias estão em prevalência.

Um outro processo que gera radicais livres e consequentemente a destruição da articulação temporomandibular é um processo que denominado isquemia-perfusão.

Isquemia-perfusão da articulação é um processo simples de lubrificação e hidratação da articulação temporomandibular (e outras articulações que suportam peso).

A ATM está sujeita a tremendas pressões e a isquemia-perfusão está relacionada com o balanço hídrico (hidratação) da articulação. A hidratação é o segredo da resistência desta articulação as pressões.

A ATM está dividida em duas cavidades e quando o disco articular se desloca (travamento/limitação em abrir a boca e estalos no maxilar) compromete a lubrificação da articulação temporomandibular gerando acúmulo de resíduos e um processo degenerativo.

Neste caso, pode-se dizer que foi a artrite que desencadeou a infecção na ATM, sendo assim, cabe ao cirurgião dentista, sempre realizar uma avaliação sistêmica de seu paciente, uma vez que lesões na articulação temporomandibular e bucais, podem ser resultados de outras doenças preexistentes. Então, a fim de se devolver a saúde plena do paciente, deve-se devolver o equilíbrio e a condição de reparo do próprio organismo.

  • O que causa artrite

Como a artrite danifica a ATM.

As articulações são conexões naturais entre dois ou mais ossos. Elas são revestidas por uma cartilagem que reveste também as extremidades dos ossos, sendo que a ATM (articulação temporomandibular) apresenta uma cartilagem adicional que [...]

  • amálgama e câncer

Restauração dentária e câncer.

Um estudo de 2006, mostra a possível relação  das restaurações de dentes realizadas com amálgama (obturações) com os tumores malignos (câncer) a longo prazo. Amálgama é um tipo de material restaurador usado na odontologia. Reconhecido [...]