Mini implante na movimentação ortodontica

 

 

Mini implantes na ortodontia

Perguntas e Respostas sobre miniimplantes

    

  

O que são esses dispositivos de ancoragem esquelética?

São mini implantes feitos em liga de titânio, que tem de 6 a 12 mm de comprimento e variam de 1,2 a 2,0 mm de diâmetro.

Eles são fixados ao osso temporariamente para aumentar a ancoragem ortodôntica. As ligas de titânio têm sido usadas com sucesso há muitos anos na ortodontia para fixação de ossos nas cirurgias reparadoras e também na odontologia para a confecção de implantes que substituem dentes perdidos. Com essas ligas, não há risco de rejeição pelo organismo.Mini implante ancoragem ortodontica

Ortodontistas frequentemente usam mantenedores de espaço ou aparelhos extrabucais para controlar a ancoragem e minimizar os movimentos de certos dentes, enquanto movimentam outros para as devidas posições. Mas esses protocolos de ancoragem convencional apresentam limitações que às vezes dificultam um dado tratamento. A utilização da ancoragem esquelética veio reduzir essas limitações e tornar os movimentos ortodônticos mais previsíveis. Os mini-implantes também podem prover pontos de ancoragem para pacientes que perderam dentes.

 

Onde os mini-implantes são instalados?

Os mini-implantes são instalados no osso entre as raízes dos dentes ou podem ser instalados no osso do palato (céu da boca).mini implante onde instala

 

Como os mini-implantes são instalados? Machuca ou dói?

A instalação é minimamente invasiva e geralmente é realizada com a utilização apenas de anestésico tópico. Os mini implantes são inseridos diretamente no osso com o auxílio de instrumentos especiais. Não quase nenhum desconforto, além de uma leve pressão, porque não há terminações nervosas no tecido ósseo. Uma vez instalados, imediatamente o ortodontista poderá utilizá-los como ancoragem esquelética.

Devido à possibilidade dos mini-implantes poderem se soltar ou afrouxarem, os pacientes devem evitar mexer neles, seja balançando-os ou puxando-os. Caso fiquem com mobilidade ou se soltem, ligue pra seu ortodontista o mais rápido possível.

 

Quem instala os mini implantes?

Como os ortodontistas recebem o treinamento e têm conhecimento para instá-los, muitos deles fazem a instalação. Isso assegura que os mini implantes sejam colocados exatamente nos locais onde o ortodontista vai precisar. Outros ortodontistas podem preferir que os mini implantes sejam instalados por algum outro especialista, como os periodontistas, cirurgiões buco-maxilo-faciais ou implantodontistas.

Por quanto tempo os mini-implantes ficam no osso?

Seu ortodontista vai dizer por quanto tempo deverá precisar dos mini implantes. Pode ser que os utilize por apenas alguns meses ou que precise deles por todo o tratamento ortodôntico. Os mini implantes são versáteis e podem ser usados em diferentes áreas da boca, durante diferentes etapas do tratamento.

 

Os mini implantes podem usados por pacientes de qualquer idade?

Os mini implantes são instalados em pacientes que estão na dentição permanente. Pacientes com problemas periodontais (doenças na gengiva) não são candidatos ao uso desses dispositivos.

Solucionando as limitações de ancoragem

Os mini implantes para ancoragem esquelética utilizados na ortodontia são amplamente aceitos. Eles estão mudando a maneira como os ortodontistas vêm tratando as maloclusões de seus pacientes. A ancoragem provê um ponto fixo que serve de apoio para a movimentação dentária. Eles podem ser instalados em diversos locais dentro da boca.

A instalação é customizada para cada paciente. Com sua utilização, os resultados são mais previsíveis, o tempo de tratamento pode ser reduzido e os objetivos planejados melhor alcançados.

A instalação desses dispositivos quase não traz desconforto para o paciente. Os cuidados diários incluem somente a boa higienização de rotina.

Apesar de pequenos, os mini-implantes fazem um grande trabalho ao ajudar o seu ortodontista a mover os dentes de forma previsível para as posições ideais.

 

Posted on 26 de abril de 2018 in Ortodontia

Share the Story

About the Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top
× Tire sua dúvida