O tratamento de canal é um procedimento comum na odontologia para evitar a perda de dentes infectados. No entanto, estudos recentes indicam que mesmo que o dente fique sem sintomas, pode haver uma inflamação silenciosa que pode afetar outras áreas do corpo além da boca.

Para entender como isso pode acontecer, é preciso primeiro compreender como é um dente saudável e como é feito o tratamento de canal. Atualmente, as técnicas utilizadas não conseguem desinfectar completamente todos os canais e ramificações do canal principal, deixando bactérias vivas que produzem substâncias tóxicas que se espalham pela circulação sanguínea. Essas substâncias podem causar inflamação e levar a doenças sistêmicas em outras partes do corpo.

Devido a isso, às vezes é difícil fazer um diagnóstico preciso das causas de uma doença se não se considerar a possibilidade de que um tratamento de canal possa ser a causa. Se você suspeitar que tem algum dente que está afetando sua saúde, é importante consultar um profissional que entenda a saúde e a doença de forma integrativa e sistêmica, como um dentista ou médico integrativo.

Lembre-se: a saúde de todo o corpo, inclusive da boca, é importante para manter o bem-estar geral.