Tratamento da ATM – DTM

Tratamento da ATM

Esta é uma questão que angustia quem está buscando tratamento para uma patologia da ATM, também conhecida como DTM – Disfunção temporomandibular.

São muitas as “opções” de tratamento, deixando muitas dúvidas quanto ao caminho a ser seguido.

Tudo depende de alguns fatores e do “tipo do diagnóstico’. Isso mesmo, por mais estranho que pareça, o diagnóstico, a causa, não é sempre igual.  Se lhe interessar, temos um post específico falando sobre estas diferenças.

A causa primária e a condição geral da saúde do paciente determinam que atitudes de promoção de saúde que devem realmente ser adotadas, bem como a disposição do próprio paciente nas mudanças de estilo de vida em prol da melhoria.

O fato é que, não existe uma pílula mágica que devolverá e manterá a  saúde.  Algumas mudanças terão que ser adotadas.

Vamos descrever sucintamente um processo de diagnóstico da ATM e tratamento.

Primeira consulta de diagnóstico da ATM

No primeiro contato, conhecemos a queixa do paciente e a história de vida dele. É importante colher todas as informações a partir do nascimento, como o tipo do parto, doenças da infância, traumas físicos sofridos, onde cresceu, qual alimentação teve e ainda tem, o contato com contaminantes ambientais, o funcionamento do intestino, sintomas e sua evolução, qualidade do sono, desempenho nas atividades laborais, impacto dos sintomas no convívio social e familiar, expectativa quanto ao tratamento e assim por diante.  Aqui, vale o jargão: cada caso é um caso.

Tratamento da DTM

Ainda neste  primeiro contato é realizado o registro fotográfico dos dentes, da oclusão dentária, face, postura, bem como teste de descompressão articular e sua influência na irritação do sistema nervoso.  Em casos específicos, outros dados também podem ser colhidos neste momento, como desprogramação mandibular, registro oclusal de diagnóstico, imagem termográfica.

Além dos exames de imagem, frequentemente ressonância, ainda podem ser solicitados outros exames complementares, como sorologia, exames para verificar a condição geral do organismo do paciente. Também pode ser solicitada a avaliação com outo profissional, a fim de elucidar a origem dos sintomas, o que seria o diagnóstico diferencial.

 

Os músculos que podem ser afetados com alteração na ATM são minunciosamente avaliadosquanto a sua força de ação, momento do disparo da contração e dor
Com tecnologia T-Sacn consegue-se analisar precisamente a sua boca, mandíbula e contatos dentários em desequilíbrio. Uma “mordida desalinhada causa alterações de postura da mandíbula podendo levar a sintomas como estalos, dor face, dor de cabeça, dor nos dentes até mudanças na postura do corpo.
Investigação minuciosa da história clínica geral a partir do nascimento. Doenças e traumas (pancada na mandíbula e cabeça) na infância muitas vezes estão relacionados com problemas que surgem na fase adulta.

Alterações na condição geral de saúde também afetam e podem ser o iniciador dos sintomas. Condições como disbiose do trato digestivo, síndrome metabólica, fibromialgia, intolerância alimentar e outras.

Ao catalogar todas as possíveis fontes de dano, a linha neurofisiológica pode personalizar e focar mais eficazmente no seu plano de tratamento

T- Scan análise. Quando as enxaquecas crônicas ou as dores de cabeça não estão respondendo ao tratamento, eles merecem um olhar mais atento. A linha neurofisiológica usa a mais recente tecnologia de diagnóstico para examinar de perto o sistema musculoesquelético da cabeça, pescoço e mandíbula para encontrar quaisquer sinais de inflamação e tensão que podem estar causando as dores de cabeça crônicas ou enxaquecas.Tratamento da ATM análise da oclusão

Segunda consulta de diagnóstico da ATM

Neste segundo contato, os dados da anamnese, exame físico, imagens de ATM e outras caso tenha sido solicitado (coluna cervical, por exemplo), e demais exames complementares, estarão em mãos para análise. Geralmente, com esses dados, conseguimos determinar o fator etiológico ou direcionar nossa atenção em uma direção.

Com o diagnóstico elaborado, se iniciará a conduta terapêutica. Ainda não conseguimos definir exatamente todo o tratamento. Claro que, um plano é traçado, mas, durante o tratamento, conforme a evolução, alguns caminhos planejados podem ser alterados, dependendo do sucesso obtido.

Início do tratamento da ATM

A primeira conduta terapêutica realizada na maioria dos tratamentos é reposicionar ortopedicamente a mandíbula, em uma posição de maior conforto que proporcione um funcionamento muscular correto (eliminando espasmos e corrigindo postura muscular). Proporcionado um posicionamento correto da cabeça da mandíbula (ATM) gerando descompressão dos tecidos e permitindo recuperação dos mesmos e devolvendo a relação espacial com as demais estruturas adjacentes.

É muito comum encontrar a cabeça da mandíbula mais para trás do que deveria, com o espaço articular diminuído.

Imagem de ressonância nuclear magnética da ATM do início do tratamento e imagem de controle após 8 meses. Veja recuperação do espaço articular, recaptura do disco articular e cabeça da mandíbula bem posicionado em relação a fossa articular.

Tratamento conservador sem cirurgia.

Qual tratamento para ATM?

Tratamento da ATM

Nesta primeira etapa espera-se conseguir uma redução dos sintomas.

As próximas etapas dependem da condição encontrada e muitos caminhos podem ser seguidos. Entre as opções estão:

  • Presença de inflamação na articulação
  • Causa sistêmica dos processos degenerativos
  • Deficiências nutricionais
  • Alterações metabólicas
  • Estilo de vida
  • Patologias da coluna vertebral
  • Uso de remédios
  • Alterações hormonais
  • Avaliação otológica (ouvido)

Como vimos muitos fatores podem relacionar-se com a ATM. Em casos pode estar presente uma alteração e em outros muitos fatores associados.

Sempre procure um especialista em ATM para definir claramente um diagnóstico. Procure entender junto com seu dentista onde estão e o que são as alterações. Pergunte discuta e entenda as causas e somente então os caminhos que podem ser seguidos no tratamento.

Lembre-se  que existem formas diferentes de entender e tratar uma mesma condição.  Busque mais de uma opinião, certamente encontrará saídas diferente.

Agora que já tem uma visão geral sobre o tratamento, não deixe de entender porque existem tantas formas diferentes de tratamento. Neste post falamos sobre diagnóstico e diferentes linhas de tratamento.

 

 

Posted on 24 de maio de 2018 in DTM, Patologia da ATM, Tratamento

Share the Story

About the Author

Response (1)

  1. […] Tratamento da ATM – DTM […]

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top
× Tire sua dúvida