aparelho correção dentária

Como alcançar um sorriso belo e saudável

Perguntas e respostas

O que causa os problemas ortodônticos?

Os problemas ortodônticos podem ter várias causas. Geralmente a genética conta bastante, mas fatores ambientes ou maus hábitos também influenciam.

Exemplos de problemas genéticos são os apinhamentos (falta de espaço para acomodar todos os dentes), diastemas (espaços entre os dentes), protusões  (dentes ou ossos da maxila ou mandíbula muito para a frente), dentes extranumerários ou ausêencias e alguns problemas com o crescimento mandibular. Alguns fatores ambientais que podem causar maloclusões são o hábito de sucção do polegar, as diversas doenças que podem acometer os dentes como cárie ou doenças periodontais, traumas que podem levar à perda precoce de dentes, etc.

Por que o tratamento ortodôntico é tão importante?

Dentes tortos ou apinhados são difíceis de higienizar. A mordida incorreta também pode causar desgastes anormais nas superfícies dentárias, dificuldades na mastigação e/ou fonação (fala), perda óssea e recessão gengival. Sem tratamento, muitos problemas se acentuam e podem exigir cuidados adicionais ao longo da vida.

Por que escolher um ortodontista?

Ortodontistas são dentistas especializados em diagnosticar e tratar os problemas e irregularidades que acometem os dentes e as estruturas ósseas e de tecidos moles ao redor. Qualquer dentista pode realizar tratamentos ortodônticos, mas devido à complexidade desses tratamentos e dos danos que podem causar se não forem bem conduzidos, não vale a pena arriscar. Procure sempre um profissional que esteja capacitado a resolver seu problema com excelência clínica e que possa transformar seu sorriso da forma como você sempre sonhou.

Quando as crianças devem fazer uma avaliação ortodôntica?

A ABOR recomenda que seu filho faça uma avaliação ortodôntica o mais tardar aos 7 anos de idade, quando geralmente estará na fase da troca dos dentes anteriores. Antes disso, só se houver algum problema específica que justifique. E nesses casos, o paciente será encaminhado ao ortodontista pelo odontopediatra.

Nessa idade, os ortodontistas podem diagnosticar pequenos problemas com o crescimento da mandíbula e dos dentes permanentes não irrompidos, enquanto os dentes de leite (decíduos0 ainda estão presentes. Isso  é importante porque alguns problemas ortodônticos podem ser mais fáceis de corrigir se forem detectados precocemente. A maioria dos pacientes começa o tratamento corretivo (com aparelho fixo convencional) após a troca dos últimos dentes de leite, por volta dos 12 anos de idade. Mas variações podem ocorrer.

Quanto tempo leva o tratamento?

O tratamento ortodôntico corretivo, com aparelhos fixos, dura em torno de 24 meses, podendo variar de acordo com o caso. Depois disso, o paciente permanecerá sob observação periódica, durante o período de contenção.

Os adultos podem se beneficiar do tratamento ortodôntico?

O tratamento ortodôntico pode ser bem sucedido em qualquer idade. Na verdade, boa parte dos pacientes ortodônticos hoje tem mais de 18 anos. Graças aos aparelhos fixos estéticos e aos aparelhos linguais, menos visíveis, e os alinhadores removíveis, mais confortáveis, os adultos estão encontrando um tratamento mais atrativo.

Qual é o seu papel no tratamento?

O tratamento ortodôntico é uma parceira entre ortodontista e paciente. O ortodontista oferece aparelhos fixos e removíveis feitos sob medida que exercem uma leve pressão para mover os dentes da direção correta. O paciente deve seguir sempre as recomendações do ortodontista, mantendo a frequência às consultas e fazendo uma excelente higiene bucal para obter o melhor resultado. Você deverá visitar seu dentista clínico geral regularmente, para que ele possa continuar tratando seus dentes.

[blog animation=”fadeInUp” posts=”10″ columns=”2 or 3 or 4″ title=”Recent Posts Title” show_title=”true” categories=”all or category_id” excerpt_size=”10″]

[blog animation=”fadeInUp” posts=”10″ columns=”2″ title=”Você também pode gostar destes posts” show_title=”true” categories=”all or category_id” excerpt_size=”10″]

 

 

[blog animation=”fadeInUp” posts=”8″ title=”Latest from Blog” categories=”all” columns=”4″ excerpt_size=”15″]

[blog_carousel animation="fadeInUp" posts="10" columns="3" title="Recent Posts Title" show_title="true" categories="all" excerpt_size="10"]

Quanto custa o tratamento?

O custo do tratamento ortodôntico depende de vários fatores incluindo a gravidade do problema, a sua complexidade e duração do tratamento e tipo do aparelo. Seu ortodontista estará disponível para discutir com você o custo do tratamento e suas opções de financiamento antes do tratamento iniciar. Hoje, os pacientes estão descobrindo que os aparelhos estão mais acessíveis do que anos atrás.

Seu sorriso é seu cartão de visitas

Seu sorriso é a sua saudação para o mundo. O alinhamento de seus dentes é também uma demonstração importante de sua saúde bucal. Nem todo mundo nasce com uma dentição bonita, dentes tortos ou espaços (diastemas) entre os dentes podem deixar a pessoa constrangida ou envergonhada. O alinhamento incorreto dos dentes e dos maxilares é chamado de maloclusão e pode levar algumas vezes a uma série de distúrbios.

A boa notícia é que o tratamento ortodôntico pode corrigir esses problemas e ajudá-lo a obter um sorriso agradável e saudável; e isto melhorará a sua autoestima.

Deixe um comentário.

 

Texto informativo da ABOR (Associação brasileira de ortodontia e ortopedia facial)